terça-feira, 7 de agosto de 2007

CPI pode pedir ao TCU auditoria na Agência de Aviação Civil

O relator da CPI do Apagão Aéreo, senador Demostenes Torres (DEM-GO), afirmou ontem que a comissão poderá solicitar ao TCU uma auditoria na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O pedido vai depender da confirmação de denúncia do ex-presidente da Infraero, o brigadeiro José Carlos Pereira, contra Denise Abreu, diretora da Anac.

Segundo Pereira, Denise Abreu tentou transferir o setor de cargas dos aeroportos de Congonhas e de Viracopos para o de Ribeirão Preto, que seria administrado por um amigo da diretora.

– Já estão convocados para depor tanto o brigadeiro José Carlos Pereira quanto Denise Abreu. O que ele disse é de extrema gravidade – assinalou Demostenes.

O relator salientou ter recebido telefonema do presidente da Anac, Milton Zuanazzi, que tachou a acusação de caluniosa.

A CPI realizará três reuniões nesta semana. A de maior destaque ocorrerá amanhã, com a presença do ministro da Defesa, Nelson Jobim, que há 14 dias substituiu Waldir Pires.

Hoje e quinta-feira serão ouvidos 14 procuradores da República, que falarão sobre as auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) para apurar denúncias de irregularidades em obras realizadas pela Infraero em diversos aeroportos. Segundo Demostenes, há "fortes indícios" de crimes de corrupção, improbidade administrativa e superfaturamento.

Hoje, às 11h, serão ouvidos os procuradores da República Suzana Fairbanks Lima de Oliveira e Fernanda Teixeira de Souza Taubemblatt, ambas do estado de São Paulo; Bruno Caiado de Acioli, do Distrito Federal; Hélio Telho Corrêa Filho, de Goiás; José Ricardo Meirelles e Paulo Roberto Galvão de Carvalho, ambos de Campinas (SP); e Matheus Baraldi Magnani, de Guarulhos (SP).

Fonte: SENADO